Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputado criticam baixos investimentos do País na área de ciência e tecnologia

05/03/2015 - 13:44  

Deputados criticaram o baixo investimento feito pelo País na área de ciência e tecnologia, durante debate ocorrido nesta quinta-feira com o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo. O debate já foi encerrado.

O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) afirmou que o orçamento da pasta ocupa a 30ª posição na ordem de valores, entre os ministérios do governo. Ele destacou ainda que esse orçamento vem sofrendo contingenciamento por parte do governo, da ordem de 20% a 30%. Segundo ele, com os investimentos apropriados, a ciência e a tecnologia poderiam contribuir muito para o desenvolvimento do País, especialmente na área de biodiversidade.

O deputado Julio Cesar (PSD-PI) também chamou atenção para os baixos investimentos no setor de ciência e tecnologia pelo País, em comparação com os países desenvolvidos. “País nenhum no mundo se desenvolveu sem investimento em educação e em ciência e tecnologia.” Além disso, salientou o baixo número de patentes brasileiras. “O número representa menos de 2% das patentes americanas, que é o campeão do mundo”, afirmou. “É um número irrelevante para a dimensão do nosso PIB.”

Já o deputado Evandro Rogerio Roman (PSD-PR) acredita que o investimento público no Brasil na ciência já existe, porém faltariam investimentos na inovação tecnológica. “Temos que trabalhar com ciência aplicada”, destacou.

Energia
Para o deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), um dos grandes desafios, no País, é transformar conhecimento em geração de emprego. Ele chamou atenção para projeto de lei de sua autoria que tem esse objetivo: o PL 127/15, que incentiva a produção de energia solar.

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) disse que o Piauí é um dos maiores parques eólicos do País e pediu mais investimentos do ministério nessa área.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.