Política e Administração Pública

Comissão de Transportes elege Clarissa Garotinho como presidente

04/03/2015 - 11:32   •   Atualizado em 04/03/2015 - 17:15

Divulgação
Clarissa Garotinho
Clarissa quer que a comissão ajude os municípios a resolver os desafios do transporte coletivo e da mobilidade urbana.

A nova presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), quer que o colegiado contribua para melhorar o chamado Custo Brasil, termo usado para falar das dificuldades enfrentadas para investir no Brasil, como a infraestrutura precária.

“Nós precisamos contribuir para melhorar o Custo Brasil, e a logística e a infraestrutura tem relação direta com isso. Integrando os transportes de maneira inteligente, atuando com visão sistêmica, olhando para os problemas que as grandes metrópoles enfrentam hoje, de trânsito e transportes caros”, afirmou. De acordo com a deputada, é necessário criar alternativas para diminuir o Custo Brasil e ganhar mais competitividade.

Além de defender maior integração entre os modais de transporte para melhorar a logística no País, Clarissa Garotinho quer que a comissão ajude os municípios a resolver os desafios do transporte coletivo e da mobilidade urbana.

"Também é preciso que haja mais transparência nos dados", cobrou a deputada, para quem as informações do setor de transportes devem estar à disposição da sociedade e, principalmente, das universidades.

Outros pontos de debate, de acordo com Clarissa Garotinho, são as questões portuária e aeroportuária, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.

A nova presidente quer que a comissão tenha um ritmo acelerado, “assim como está no Plenário”, para conseguir votar os projetos em análise. Clarissa Garotinho pretende fazer um levantamento dos projetos em tramitação no colegiado, para definir quais serão as prioridades em sua gestão.

Biografia
A deputada é formada em jornalismo, tem 32, é filha do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e foi a segunda deputada mais votada em seu estado.

A comissão é responsável por tratar de assuntos referentes aos transportes aéreo, marítimo, aquaviário, ferroviário, rodoviário e metroviário.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.