Política e Administração Pública

Átila Lira é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

04/03/2015 - 11:07  

Arte/SECOM
deputado Átila Lira (PSB-PI)
Átila Lira já presidiu a Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável terá o deputado Átila Lira (PSB-PI) como presidente em 2015. No cargo, Lira substituirá o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).

Apesar de ainda não ter elaborado uma pauta para a comissão, Átila Lira destacou a importância do tema ambiental para o País, principalmente nesse momento em que vários estados passam por uma crise no abastecimento de água.

“Hoje a questão do meio ambiente é pauta número um, sobretudo na política nacional”, destacou. “Temos o problema da energia, que está ligado à questão ambiental. E o problema da água, que é ligado à falta de cuidados com a natureza.”

O tema da água já tem sido pauta constante na Câmara, independentemente do início dos trabalhos na Comissão de Meio Ambiente. Recentemente, a crise hídrica foi tema de uma comissão geral em Plenário.

Mobilização
O roteiro de trabalhos do colegiado será elaborado coletivamente, com a participação de todos os partidos. Átila Lira disse esperar ainda a manifestação da sociedade em relação ao assunto. “São causas assim que mobilizam toda a sociedade. São apaixonantes.”

Segundo ele, os debates deverão se pautar pelo diálogo, ainda que os interesses sejam divergentes. Os embates na pauta ambiental são famosos.

Um dos exemplos mais emblemáticos se deu durante a discussão que antecedeu a aprovação pelo Congresso do novo Código Florestal (Lei 12.651/12), em 2012. De um lado, ambientalistas defendiam áreas maiores para preservação. De outro, ruralistas argumentavam que as exigências prejudicavam o produtor rural.

Biografia
Lira tem 67 anos, é economista e está no sétimo mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi deputado constituinte e já presidiu a Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional.

Também foi autor do projeto que deu origem à lei que obriga as escolas brasileiras a oferecer o ensino da língua espanhola (Lei 11.161/05).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.