Política e Administração Pública

Primeiro secretário pretende iniciar construção do novo anexo da Câmara

A primeira secretaria já iniciou levantamento sobre a estrutura necessária para a construção do novo prédio.

03/02/2015 - 18:41  

Luis Macedo - Câmara dos Deputados
Sessão solene do Congresso Nacional que inaugura o primeiro ano legislativo da 55ª Legislatura. Dep. Beto Mansur (PRB-SP)
Mansur: o objetivo é dar condições e infraestrutura para que deputados possam exercer bem o mandato.

Uma das prioridades do novo 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), será a continuidade dos trabalhos para construção de um novo anexo para gabinetes dos deputados.

Beto Mansur assumiu o cargo nesta segunda-feira e já começou um levantamento sobre a situação. "O presidente da Casa, Eduardo Cunha, no seu discurso de ontem, falou: Eu vou construir o anexo 5, para dar melhor estrutura para os parlamentares. Estou aqui já para o quinto mandato, por que se discute sempre isso? Porque precisa construir um espaço maior, necessário. Então a gente vai trabalhar nisso. Possivelmente eu não vou terminar esse prédio, mas de alguma maneira esta administração agora vai poder ter condições de deixar tudo pronto para dar continuidade e efetivamente nos próximos três ou quatro anos ter um espaço como esse."

A 1ª Secretaria é responsável pelos serviços administrativos da Câmara, o que inclui obras de infraestrutura.

Para Beto Mansur, a atividade se equipara à gestão de um grande município. "Essa estrutura aqui se equipara a uma grande prefeitura. Fui prefeito em Santos durante oito anos. Só para vocês terem uma ideia, tinha um orçamento de R$ 2 bilhões. Esta estrutura aqui tem um orçamento de mais de R$ 4 bilhões e tem todos os problemas do dia a dia. O que nós precisamos fazer é ter uma estrutura para atender bem o parlamentar e também atender bem a população. Acho que a Casa tem de estar preparada para que possa dar condições de respeitar a democracia."

Beto Mansur disse que seu objetivo é dar condições de infraestrutura para que os deputados possam exercer bem o mandato.

Perfil
Em seu quinto mandato, Mansur volta a ocupar um cargo na Mesa. Entre 1995 e 1997, em seu segundo mandato, ele ocupou a 2ª Vice-Presidência, acumulando a função de Corregedor. No domingo (1º), foi eleito com 436 votos para a 1ª Secretaria.

O deputado iniciou sua trajetória política como vereador em Santos, no litoral paulista, em 1989. Em 1991, iniciou seu primeiro mandato na Câmara. Reeleito, renunciou em 1997, para assumir como prefeito de Santos, cargo no qual permaneceu por dois mandatos. Em 2007, retornou à Câmara, sendo reeleito desde então.

Na Câmara, Mansur foi, entre outras atividades, o primeiro relator do projeto de revisão do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97). Nos anos 90, coordenou a Frente Parlamentar pela Quebra do Monopólio das Telecomunicações. É também o autor do projeto (PL 4280/08) que resultou na lei que dispõe sobre o exercício da atividade e a remuneração do permissionário lotérico (Lei 12.869/13).

Reportagem - Ralph Machado e Cláudia Brasil
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.