Perfil: Chinaglia disputa Presidência da Câmara pela segunda vez
27/01/2015 - 13:34
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) lançou candidatura à Presidência da Câmara no dia 17 de dezembro e, por enquanto, conta com o apoio do PCdoB, do Pros e do PDT, além do próprio PT e de parte do PR e do PSD. Veterano na disputa, o parlamentar presidiu a Casa entre 2007 e 2009 e ocupa a primeira vice-presidência desde maio do ano passado.
“Sou visto quase como azarão se acreditar em tudo que leio, mas acho isso precipitado”, disse Chinaglia, no lançamento de sua candidatura.
Ele ressaltou que a ampliação do contato da Câmara com a sociedade civil, para identificar as principais demandas da população, será uma das prioridades de sua gestão, caso seja eleito.
Chinaglia citou a segurança pública entre as questões que afligem a sociedade. Embora acredite que a Câmara possa aperfeiçoar a legislação relativa à segurança, o deputado observou que esse é, sobretudo, um problema dos poderes executivos.
O candidato mencionou também o desenvolvimento econômico, a garantia do emprego e uma política de recursos humanos para o Estado como temas que merecem atenção da Câmara.
Chinaglia afirmou ainda que divergências com os outros poderes da República são inevitáveis durante o exercício da Presidência. “Nenhum bom presidente escapa dos conflitos com Executivo e Judiciário”, salientou. Na relação com os outros poderes, ele promete seguir a Constituição e o Regimento Interno. Já em relação à oposição, ele observou que o presidente da Câmara tem o “dever da imparcialidade”.
Biografia
O parlamentar nasceu em Serra Azul, no interior de São Paulo, em 1949. Tem 65 anos de idade e é formado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Já presidiu o Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e a regional da Central Única dos Trabalhadores nos anos 1980, mesma década em que se filiou ao Partido dos Trabalhadores.
Depois de cumprir um mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, Chinaglia chegou à Câmara dos Deputados em 1995. Entra, agora, no seu sexto mandato como deputado federal.
Além da presidência e da vice-presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia atuou na Casa como líder do governo e do PT. Também esteve no comando de várias comissões temáticas, como a de Fiscalização Financeira e Controle (presidente) e de Defesa do Consumidor (3°vice). Em 2012, foi relator da proposta de Orçamento da União.
Da Redação - DC