Política e Administração Pública

PT tem apoio de três partidos para tentar eleger Chinaglia presidente da Câmara

Informação foi dada nesta terça pelo líder do PT.

16/12/2014 - 19:47   •   Atualizado em 16/12/2014 - 20:30

Divulgação
Deputado Vicentinho (PT-SP)
Vicentinho: não há acordo para apoiar a candidatura de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara.

O PT já tem apoio de PDT, Pros e PCdoB, para tentar eleger o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para Presidência da Câmara. O anúncio foi feito pelo líder dos petistas, deputado Vicentinho (SP), nesta terça-feira. Os quatro partidos contarão com 109 deputados a partir do ano que vem (69 do PT, 19 do PDT, 11 do Pros e 10 do PCdoB).

“Isso põe por terra qualquer comentário que haveria um acordo [com a candidatura de Eduardo Cunha]. Não tem nada disso. O Arlindo não é o candidato do PT apenas, mas de vários partidos”, afirmou.

Segundo ele, o nome de Chinaglia, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira (17), às 9h30, foi decidido em uma reunião com sete partidos. Três dos partidos não estavam com seus líderes presentes, por isso, Vicentinho não confirmou o apoio oficial deles.

Eduardo Cunha
Chinaglia enfrentará o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), que lançou oficialmente sua candidatura em 2 de dezembro com discurso de independência e cercado pelos parlamentares do PMDB e do Solidariedade (SD).

Os dois partidos que apoiam Cunha terão 81 deputados (66 do PMDB e 15 do SD) no início da próxima legislatura. Além do PMDB e do SD, Cunha disse contar com o apoio do PSC.

A eleição para a Presidência da Câmara está marcada para 1º de fevereiro de 2015. Veja a lista dos deputados eleitos para a próxima legislatura.

Bloco
Vicentinho não quis confirmar se os partidos que apoiarão a candidatura de Chinaglia formarão um bloco parlamentar. “A questão de bloco ainda pode acontecer, é uma questão natural, mas não tem nada definido ainda”, afirmou o deputado.

Os presidentes e líderes do PPS, do PSB, do Solidariedade e do PV fecharam na última quarta-feira (10), a formação de um bloco parlamentar para atuar no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais. O bloco vai contar com 67 deputados federais (34 do PSB, 15 do SD, 10 do PPS e 8 do PV).

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.