Segurança

Comissões debatem hoje federalização da segurança pública

09/12/2014 - 09:39  

As comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos vão debater em conjunto, hoje, a viabilidade da federalização da segurança pública e da criação de um ministério específico para o setor. A audiência será realizada às 14h30, no plenário 8.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/12/comapalavra_20141209_domingos%20dutra.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/12/comapalavra_20141209_domingos%20dutra.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista com o deputado Domingos Dutra à Rádio Câmara

Os deputados Domingos Dutra (SD-MA) e Fernando Francischini (SD-PR), que solicitaram o debate, afirmam que o atual modelo estabelecido pela Constituição foi superado pela “dura realidade da criminalidade”. Segundo esse modelo, cabe à União a defesa da soberania nacional, aos estados a segurança pública, e aos municípios a proteção do patrimônio público municipal.

“O crime não é estadual, municipal, e muito menos federal. A criminalidade é nacional”, diz o requerimento dos parlamentares. “É urgente a unidade de todos, sociedade e aparelho estatal, como meio eficaz de prevenção e combate à criminalidade.”

Foram convidados para o debate:
- o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo;
- o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Pedro Paulo Guerra de Medeiros; e
- o jurista Walter Fanganiello Maierovitch.

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.