Projeto autoriza preço diferente para produto pago com cartão de crédito
35 Comentários Anteriores
-
Escrito por: Valmes Acacio Campania
18/06/2014, 22h12
ENCREMENTAR O PROJETO - A ADMINISTRADORA NÃO PODERÁ COBRAR DO TÍTULAR DO CARTÃO JUROS DE MORA SUPERIOR A 1% AM, MULTA POR ATRAZO SUPERIOR A 2% E CORREÇÃO MONETÁRIA SUPERIOR A TAXA SELIC MENSAL PRO RATA. SE A ADMINISTRADORA COLACA A CULPA NA INADIMPLENCIA, QUE SEJAM MAIS EFICIENTE NA HORA DE FORNECER O CARTÃO DE CREDITO. O QUE NÃO PODE OCORRER É O ENREQUICIMENTO ILICITO DA ADMINISTRADORA E A EXTORÇÃO EXPLICITA DO TÍTULAR DO CARTÃO QUE VE SEU SALÁRIO SENDO GROSADO A FAVOR DAS ADMINISTRADORA. DIREITO E JUSTIÇA A FAVOR DOS USUÁRIOS NA MESMA PROPORÇÃO QUE AS ADMINISTRADORAS FURTA DE NÓS
-
Escrito por: Robert
19/06/2014, 08h24
O país que só anda pra trás mesmo. O nobre deputado deveria apresentar um projeto, no qual punisse políticos corruptos por exemplo.
-
Escrito por: Maria Barros
19/06/2014, 09h11
a pergunta deve ser reformulada e também mencionada ao perguntar se "concorda ou nao". Mas é necessário esclarecer a populaçao e, em especial, é necessário legislar priorizando a justiça social. O preço deve ser diferenciado de acordo com a forma de pagamento, em especial de cartao de credito. a nao diferenciaçao favorece as grandes empresas envolvidas ao invés de favorecer o cidadão, o consumidor. É uma aberraçao a situaçao atual de igualdade entre desiguais.
-
Escrito por: Arcílio José Caldas Neto
19/06/2014, 10h52
O argumento usado não justifica, pois a grande maioria das vendas ocorre através de cartão de crédito, inclusive utilizado pelas classes mais baixas, o que deve ser defendida é a diminuição da taxa cobrada pelos cartões de crédito.
-
Escrito por: Sergio Alexandre
20/06/2014, 15h06
Na minha opinião o projeto procede. Tudo custa alguma coisa. O usuário e o comerciante pagam pela praticidade e segurança, onde há o ônus pela guarda da moeda em espécie e o custo da transação no ato da negociação. O comércio leva para seu custo operacional tal despesa e não é justo o comprador que paga em dinheiro dividir este custo com os que pagam de forma eletrônica.
-
Escrito por: Denis
20/06/2014, 18h30
O deputado e seus pares partem de duas premissas que não representam a realidade: Uma, quem disse que ''os mais carentes de recursos'', não utilizam cartão de crédito (inclusive fica meio estranho, pois é frequente a afirmativa dos senhores deputados de que a 'renda do brasileiro aumentou'), outra como de costume/usual, os empresários brasileiros não vão reduzir o preço, vão manter o preço e quando o pagamento for via cartão de crédito será cobrado um acréscimo. Assim como o governo os empresários (que tanto reclamam da carga tributária) parecem não ter limites, quando o assunto é cobrar.
-
Escrito por: WALDIR MAIA
20/06/2014, 22h43
O Titular dessa Proposta infame,somente poderia partir de uma Instituição completamente desmoralizada,a Assmbléia Legislativa,constituida de elementos da pior espécie,haja visto, ao que se presume, tratar-se de Ato de corrupto e corruptor,defensor dos interesses de Emprêsas de Cartão deCrédito,contra , 80% de usuários.Anote seu nome e nas Eleições o castigo que ele merece.
-
Escrito por: Rogê Miranda
20/06/2014, 23h16
Até onde o embutimento do preço seria 'legal'? Como o consumidor teria certeza que o percentual cobrado é, de fato, o que o descontado do fornecedor? A mensalidade da máquina de cartão também será cobrada? A iniciativa é de interesse maior das empresas e não dos consumidores, e acredito que haverá lobby forte para aprovação, infelizmente. O argumento de onerar uns sim e outros não, a meu ver, não procede. O supermercado pode embutir no preço todos os serviços e comodidades disponibilizados(estacionamento, p.ex.) sem que, necessariamente, todos usem. Nessa lógica, onde vamos parar?
-
Escrito por: Elida
21/06/2014, 15h31
Está certo. Pago em dinheiro e à vista o mesmo valor que os outros pagam em compras parceladas, me sinto pagando os juros dos outros.
-
Escrito por: Sergio Roberto de Mattos
22/06/2014, 00h21
Lobby do Comercio muito forte. Fica caracterizado mais uma vez que a classe que sustenta o Congresso não tem representatividade.
-
Escrito por: Lucio
23/06/2014, 13h54
Não procede, mesmo porque quando o consumidor paga em dinheiro recebe um desconto, por menor que seja esse desconto, muitas pessoas optam por pagar em dinheiro. Quanto ao cartão o consumidor esta cada dia mais inteligente, caso o projeto siga adiante, o consumidor ira buscar pela concorrência e não permitira mais esse assalto ao seu bolso. Por que será que não aparece um parlamentar sequer com um... pelo menos um único projeto para desonerar essa carga tributaria maldita. A questão é a seguinte: ano eleitoral, eleitor fique esperto, não venda seu voto e nem acredite nas falácias de outrora.
-
Escrito por: idpol
24/06/2014, 10h28
SUGIRO É ACABAR COM ESSA INVENÇÃO CRIADA PARA FORMENTAR A ECONOMIA, FALIDA 'A ÉPOCA, PQ SE COMPRAVA A DINHEIRO, NEGOCIAVA O PREÇO. Então, criaram ilusões de créditos. É TRISTE TERMOS PARLAMENTARES CONTRA O POVO, se bem que pela atitude, nos mostra a quem serve e deve obediência.
-
Escrito por: Paulo Alves Monteiro
24/06/2014, 10h56
Já não basta o lucro Brasil de no minimo 100 % que todos o comerciantes cobram ???
-
Escrito por: Marlei rosa dos santos
24/06/2014, 12h51
NÃO CONCORDO
-
Escrito por: Bruno
24/06/2014, 12h58
Realmente, o parlamentar brasileiro é muito criativo. Depois de aprovada essa lei, basta criarem o auxílio taxa de cartão de crédito e ficará tudo certo. Lucram os comerciantes, lucram os parlamentares, e o povão... Todos já sabem.
-
Escrito por: EDUARDO COSTA
24/06/2014, 16h25
Tenho uma ideia melhor: Nas próximas eleições ninguém vota neste deputado GUILHERME CAMPOS - PSD / SP.
-
Escrito por: jaime majewski
24/06/2014, 17h00
Alguém precisa informar a esse senhor que poucos neste país recebem salário de deputado.
-
Escrito por: Paulo RC Azevedo
24/06/2014, 17h11
Absurdo! Permitir que haja cobrança diferenciada é o mesmo que rasgar o Código de Defesa do Consumidor. Nenhuma empresa é obrigada a receber cartão de crédito, mas dar a opção de pagamento com o cartão não deixa de ser uma estratégia para atrair mais clientes e, portanto, os custos são inerentes à sua atividade comercial.
-
Escrito por: shyrlene
24/06/2014, 18h05
Não concordo acho absurdo, sempre é o consumidor que paga já basta tanto impostos que temos que pagar.Os Deputados e Senadores tem que criar projetos para diminuir custos para população Brasileira e comerciante.f8bd
-
Escrito por: Jose Pessoa
24/06/2014, 21h06
Há uma clara inversão do papel destes legisladores que, se dizem representantes do povo, mas na realidade atendem a interesses corporativistas. Infelizmente estes negociadores do voto alheio, compram dos menos informados, o passaporte para permanecerem atendendo ao capital!
-
Escrito por: Thiago
24/06/2014, 22h20
Absurdo total com a classe trabalhadora, já basta os altos lucros dos comerciantes e ainda teremos que dar mais lucra para eles pagando uma taxa que e o minimo dever do comerciante que já lucra sobre a pessoa.
-
Escrito por: Ludmila
25/06/2014, 00h15
Se isso passar a valer deverá valer também a divulgação obrigatória do valor da taxa que o consumidor irá pagar caso use o cartão de crédito. Já fui em estabelecimento que já pratica essa cobrança diferenciada mas impõe aos clientes valores diferentes para o mesmo serviço. No caso era um salão de beleza e o valor de R$30,00 sofria acrescimo de 1 a 5 reais dependendo do cliente. Além da divulgação do valor da taxa, o valor do produto ou serviço deverá ser reduzido, uma vez que está embutido nele a taxa e ao transferi-la aos clientes do crédito, não há porque continuar embutida.
-
Escrito por: Ruth Dantas dos Santos
25/06/2014, 07h35
O pagamento com cartão de crédito é um diferencial que a loja possui para atrair clientes. Esse ônus não deve nunca ser repassado ao consumidor. Não concordo. Devemos dar a resposta na urna.
-
Escrito por: vangri
25/06/2014, 13h19
Não concordo, o comerciante sendo pago com cartão de crédito ele tem respaldo do cartão que ele vai receber pela mercadoria vendida, isto é venda segura, ele receberá com certeza, isto já é uma vantagem p/ ele. Porquê tudo tem que ser repassado p/ o consumidor?
-
Escrito por: Gustavo
25/06/2014, 14h15
Ótimo projeto já que não poder cobrar a diferença como acontece hoje acaba levando o lojista a elevar o preço para todo mundo,principalmente em produtos de menor valor como pão e etc. Aí a loja finge que não cobra a taxa e o consumidor finge que não esta pagando a taxa, e todos são felizes para sempre. Tomora que seja aprovado para que eu possa pagar menos se tiver dinheiro em mão e não utilizar o serviço do cartão.
-
Escrito por: José Aloisio Soares
25/06/2014, 19h23
Estava demorando... Já estavam falando nisso, há uns anos. O consumidor vai ter que andar com a carteira recheada se quiser pagar à vista... Os comerciantes alegam que tanto faz cartão de crédito ou de débito que pagam às operadores o mesmo valor. Parcelar compras vai ficar mais caro. Mesmo em 1X. Agora temos que nos habituarmos a não fazer compras para pagar no mês seguinte. Na matéria, o deputado alega que “tem um lado perverso” para o comerciante. O consumidor também sente o lado perverso praticado pelos comerciantes: o hábito de cobrar lucros abusivos de cada produto que se compra.
-
Escrito por: Rosane
26/06/2014, 19h05
Se o comerciante paga uma taxa para ter a segurança dos pagamentos com cartão de crédito, nos o consumidores também pagamos anuidade para ter o conforto e a segurança dos pagamentos pelo cartão de crédito. Cada um que assuma os seus custos e lute pela redução deles. Não é justo repassar para o consumidor esse custo. Não concordo.
-
Escrito por: Edilson Rocha
01/07/2014, 16h31
Falta de vergonha esse projeto.Interessante, esses políticos só defendem comerciantes e banqueiros. Câmara dos deputados, estará contra o povão?
-
Escrito por: Denis
01/07/2014, 17h30
Senhores deputados, também conhecidos como representantes do povo, a enquete demonstrou que a população não concorda com este projeto (mais de 78%), qual o motivo de insistir em um assunto que não tem aprovação popular? Qual a real motivação para insistir em algo que não trará vantagem efetiva ao consumidor? Esperamos que respeitem a vontade popular, com certeza nas próximas eleições, vamos nos lembrar de quem não nos respeita.
-
Escrito por: Shigeki
02/07/2014, 05h02
Concordo totalmente. Sou comerciante e sou obrigado a vender mais caro por causa da alta taxa de cartão.
-
Escrito por: Marcos V. Guimarães
03/07/2014, 10h08
Concordo. Outro assunto importante para se criar um Decreto é o juro absurdo que as operadoras de cartão praticam, são agiotas legalizados.
-
Escrito por: Gustavo Aielo
07/10/2014, 07h26
Sou a favor deste projeto, ja que alem de pagarmos um aluguel em torno de 100R$ da Maquina de Cartão, pagamos mais 1 juro de até 7,5% em cima da mercadoria, dependendo o Cartão, não é justo, nós comerciantes pagamos e os clientes também pagam.
-
Escrito por: Raquel Onofre
21/10/2014, 14h57
O problema que o consumidor não sabe o quanto sai para um comerciante o aluguel das máquinas e muito menos as taxas que as operadores cobram do comerciante para poder oferecer os meios de pagamento em cartão. Seria interessantes de todas as lojas do Brasil deixassem de utilizar esse meio de pagamento. Então as operadores (que são agiotas legalizados) perderiam muito, e os consumidores teriam que sacar seus dinheiros para efetuar a compra. No Brasil é vergonhoso como são tratados aqueles que movem estes país. Não bastam só os impostos mas temos que arcar com os agiotas legalizados no país.
-
Escrito por: Viviane Rodrigues Amorim
07/11/2014, 11h44
Vi comentários de pessoas falando que o Governo só está vendo o lado das empresas pq poderão aumentar os preços quando as compras forem realizadas com cartão. Muito pelo contrário, essa proposta vai beneficiar o consumidor que poderá pagar mais barato quando efetuar compras no dinheiro. As empresas não vão aumentar o valor das mercadorias após o Decreto aprovado, mas sim oferecerão descontos para aqueles que pagarem em espécie.
-
Escrito por: Débora Ribeiro
10/11/2014, 12h13
Não concordo com esse Decreto, pois assim só sairão em vantagem aqueles que são comerciantes. E nós população que compramos as mercadorias ? Saímos no prejuízo ? Não temos nenhum benefício enquanto a isso ? Assim como nós pagamos pelos juros,encargos dos nossos cartões pela flexibilidade de pagarmos nossas compras a prazo , os comerciantes também precisam arcar com suas responsabilidades de pagar suas taxas, já que o mesmo precisa desse recurso para a venda de suas mercadorias, incluindo assim no valor da mercadoria a taxa de juros de sua despesa e não colocar dois preços distintos pra venda !