Deputados questionam ministro sobre auditoria interna e uso de aviões da FAB
19/03/2014 - 20:15

Durante audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR) perguntou se o ministro da Saúde, Arthur Chioro, teria conhecimento sobre denúncia de fraude em licitação veiculada na imprensa. “Só em 2013, a empresa San Marino recebeu mais de R$ 20 milhões em locação de veículos em diferentes cidades”, afirmou.
Em resposta, Chioro informou que, logo no início de sua gestão, iniciou auditoria sobre os contratos de prestação de serviços. “O controle interno do próprio ministério identificou, no início do ano, grandes diferenças entre os valores cobrados por diferentes prestadores de serviço por um mesmo serviço. Quando identificamos esses problemas, corrigimos imediatamente”, garantiu.
No carnaval
O deputado Fernando Francischini (SDD-PR) questionou o ministro sobre uso de aeronaves da FAB. Citando notícia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo segundo a qual Chioro teria usado avião da FAB para tomar posse como professor da Unifesp, o deputado quis saber detalhes sobre a questão. Chioro respondeu que ainda não havia sido exonerado quando o voo foi efetuado.
Francischini questionou também se o ministro voltou a usar aeronave da FAB, desta vez com sua esposa, durante as atividades de combate à epidemia de HIV/Aids e hepatite durante o carnaval. O parlamentar citou que o regulamento sobre uso do avião prevê apenas transporte de emergência ou de autoridades, não prevendo o caso de ex-ministros ou de esposas de ministros.
Em resposta, o ministro afirmou que foi uma agenda de trabalho estafante em diferentes cidades sobre o combate às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Consultei previamente a AGU sobre a possibilidade de levar minha esposa na viagem, e eles autorizaram sua ida”, relatou.
Henrique Alves
Até o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou da reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Em sua breve fala, Alves ressaltou a importância de contar com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro na Casa. “Sua vinda engrandece a Casa e é um passo importante para a Instituição”, disse. Chioro agradeceu ao presidente e afirmou estar feliz pelo alto nível do debate em sua primeira visita à Câmara como ministro.
Reportagem – Juliano Machado Pires
Edição – Newton Araújo