Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputados lamentam morte de cinegrafista atingido por rojão em protesto

10/02/2014 - 18:42   •   Atualizado em 10/02/2014 - 18:59

Vários deputados usaram o Plenário da Câmara e a internet para comentar a morte do repórter-cinematográfico da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido por um rojão enquanto fazia imagens de um protesto contra o aumento das passagens no Rio de Janeiro. O repórter foi atingido pelo artefato na quinta-feira passada (6) e teve a morte cerebral decretada nesta segunda-feira (10).

Gustavo Lima
Mendonça Filho
Mendonça Filho: "Precisamos resguardar o direito à manifestação pacífica, que é um valor democrático inegociável".

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), leu em Plenário uma nota da bancada em que lamenta o ocorrido. Segundo ele, o rojão que atingiu o repórter foi lançado por um “criminoso travestido de manifestante”. “Repudiamos que bandidos se infiltrem em manifestações para propagar o ódio, a violência e a morte. Precisamos resguardar o direito à manifestação pacífica, que é um valor democrático inegociável”, disse.

O líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), também lamentou a morte do cinegrafista e ressaltou que as manifestações não podem ser violentas. Ele defendeu a ação policial. “O policial precisa cumprir o seu papel, não pode passar a mão na cabeça dos criminosos”, disse. A morte do cinegrafista, segundo Mendes, será um símbolo contra os mascarados que participam dos protestos e incitam a violência.

Punição
A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) apresentou os sentimentos à família do repórter cinematográfico e cobrou atitudes das autoridades. “Precisamos acabar com a violência impune no Brasil”, disse ela, que cobrou ainda a resolução de outros crimes.

Já o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) lembrou que a morte do profissional atenta contra a liberdade de imprensa. “A opinião pública brasileira, neste momento, se solidariza com a família do jornalista, com a TV Bandeirantes, enfim, com todos aqueles profissionais da mídia no País, porque nada mais importante para o exercício da democracia do que a liberdade de imprensa e o exercício da cidadania, como vinha fazendo aquele profissional da TV Bandeirantes”, disse.

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Grande Expediente - dep. Mauro Benevides (PMDB-CE)
Mauro Benevides: "A opinião pública brasileira, neste momento, se solidariza com a família do jornalista".

O deputado Domingos Dutra (SDD-MA) ressaltou que os protestos são importantes para a transformação social, mas reclamou de atitudes violentas. “Nós somos a favor de todas as manifestações, somos a favor da democracia. Se o povo não se manifesta, não se mobiliza, o Poder Público não faz nada, mas somos radicalmente contra a violência. E lamento profundamente que, naquele protesto, um rojão tenha atingido esse cinegrafista, e ele veio a falecer”, afirmou.

Redes sociais
Outros deputados optaram pelas redes sociais para comentar o incidente. Em seu blog, o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ) disse que a morte do cinegrafista deve por fim à “relativa condescendência” com que vêm sendo tratados os integrantes dos black blocks. O rojão que atingiu o cinegrafista foi lançado por jovens mascarados.

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) também comentou em seu blog que a morte do cinegrafista é uma “tragédia provocada pelo vandalismo”. “Temos que repudiar essa minoria que vai para as manifestações apenas com a intenção de agir com violência e praticar vandalismo”, diz o texto.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.