Trabalho, Previdência e Assistência

Resultado de enquete desfavorável a cotas em concursos tem de ser visto com reserva, diz deputado

10/12/2013 - 15:26  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Videochat com o relator do PL 6738/13 (do Executivo), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), dep. Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). O Projeto de Lei 6738/13, dispõe sobre a reserva para negros de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos
Feliciano: constitucionalidade da proposta será examinada pela CCJ.

Durante o videochat realizado nesta terça-feira (10) para debater a proposta (Projeto de Lei 6738/13) que reserva 20% das vagas para negros em concursos públicos, vários participantes citaram a enquete sobre o tema promovida pelo portal Câmara Notícias, em que, até o momento, 87% das respostas foram contrárias ao projeto.

No entanto, o relator da proposta na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), questionou a representatividade das pessoas que votaram. “Desses 87%, quantos já sofreram preconceito pela cor da sua pele, ou por causa do seu histórico familiar? Possivelmente, a maioria das pessoas é branca de classe média alta”, declarou.

Feliciano afirmou também, em resposta ao internauta Thiago, que já pensou na possibilidade de propor um referendo sobre o tema, e que recebeu uma emenda de um deputado sugerindo isso. Ele acredita, porém, que o referendo poderia criar uma “guerra” entre os defensores e os opositores do projeto no País, “e não é isso que queremos”.

O deputado reiterou que as cotas terão tempo limitado (10 anos), beneficiando alguns milhares de pessoas, e não trará prejuízos, lembrando que os concursos já em andamento e os atuais servidores não serão afetados pela medida.

De qualquer forma, Feliciano sugeriu a Marlos Cunha e outros participantes do debate que pediram o referendo que mobilizem o maior número de pessoas e procurem o governo, em especial a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, para fazer a sugestão, porque, na Câmara, é preciso respeitar o prazo regimental para votar a matéria, que tramita com urgência constitucional.

Constitucionalidade
Quanto à alegação de que a proposta seria inconstitucional, como seu colega de partido, deputado Silvio Costa (PSC-PE), defendeu na Comissão de Trabalho, Feliciano argumentou que à Comissão de Direitos Humanos cabe apenas analisar o mérito da proposta, e que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) é que se posicionará sobre a constitucionalidade do texto.

Reportagem – Marcos Rossi
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6738/2013

Íntegra da proposta