Política e Administração Pública

Aprovação de PEC do Transporte é resposta às manifestações das ruas, diz Erundina

Deputados já começaram a votação em segundo turno da proposta.

04/12/2013 - 21:26   •   Atualizado em 04/12/2013 - 21:40

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão Extraordinária. Votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90/11), que inclui na Constituição o transporte público como direito social. Dep. Luiza Erundina (PSB-SP)
Luiza Erundina: o transporte é condição para que a população tenha acesso aos demais direitos sociais.

A autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90/11, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), afirmou que a aprovação da matéria é uma resposta às manifestações de junho, que se iniciaram questionando a qualidade do transporte e o aumento das tarifas. Aprovada há pouco em 1º turno pelo Plenário, a PEC inclui o transporte como direito social na Constituição.

Erundina destacou que o transporte é condição para que a população tenha acesso aos demais direitos sociais, como saúde, educação e moradia. “Quando se pretende melhorar as condições de mobilidade social das grandes cidades, o que queremos é colocar a cidade a serviço da maioria da população. Sem um serviço público de transporte, a cidade não se sustentará”, disse.

Manifestações
A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) também lembrou que a Câmara, ao aprovar a proposta, dá uma resposta para os movimentos de junho.

“É uma pauta positiva e damos respostas às ruas”, disse o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP). “Essa é uma luta que veio dos movimentos sociais”, destacou o deputado Glauber Braga (PSB-RJ).

Para o deputado Newton Lima (PT-SP), a aprovação da PEC é o primeiro passo para diminuir os preços das passagens. “Quem foi prefeito, como eu, sabe da importância da redução do preço da passagem com qualidade do serviço”, disse.

Já a deputada Rosane Ferreira (PV-PR) lembrou que várias mulheres são molestadas em ônibus e metrôs e que a PEC pode melhorar a vida dessas trabalhadoras. “É o primeiro passo para trazer mais qualidade de vida para quem depende do transporte coletivo para ir e voltar do trabalho”, disse.

Financiamento
Já a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) lamentou a rejeição de uma emenda de sua autoria que tinha como objetivo de baratear o preço da passagem, ao destinar parte da Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o setor. “Como aqui trabalhamos com o possível, espero que possamos aprovar isso depois”, disse a deputada.

Neste momento, o Plenário vota a PEC 90/11 em 2º turno.

Continue acompanhando a cobertura das votações no Plenário.

Assista ao vivo

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 90/2011

Íntegra da proposta