Comissão aprova instituição de rota de turismo do vinho no Rio Grande do Sul
De acordo com a proposta, rota incluirá 14 municípios gaúchos para desenvolver o potencial turístico e fortalecer a produção de uva e vinho na região.
22/11/2013 - 12:11
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (20) o Projeto de Lei 4795/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que institui a rota nacional do turismo enológico (turismo do vinho), cultural, artesanal, paisagístico, ecológico e gastronômico.
De acordo com a proposta, a rota vai abranger os seguintes municípios produtores de uva e de vinho, localizados no Rio Grande do Sul: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Veranópolis.
Segundo Cherini, a região já possui diversas vinícolas e vários empreendimentos de apoio ao turismo, como hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato e antiguidade. Entre os objetivos do projeto, está o de desenvolver mais o potencial turístico da região, fortalecer a produção industrial de uva e de vinho e gerar novos empregos.
Parecer
O relator, deputado Jose Stédile (PSB-RS), foi favorável ao projeto, que tramita apensado a outra proposta do deputado Giovani Cherini: o Projeto de Lei 4794/12, que institui o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, como a Capital Nacional do Enoturismo. Stédile recomendou a rejeição desta proposta, por considerar que tem objetivos semelhantes ao PL 4795/12.
“Uma vez que são proposições com o mesmo objetivo, ou seja, o de desenvolver o potencial turístico da região vitivinicultora do Rio Grande do Sul, optamos por aprovar a proposição apensada, por ser mais abrangente e beneficiar um número maior de municípios gaúchos”, explicou.
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi