Educação e Reforma Política foram temas de palestras

09/12/2003 - 19:26  

"A Educação e o Legislativo" e "Reforma Política" foram os temas das palestras realizadas hoje pelo ministro da Educação, Cristóvam Buarque, e o senador Marco Maciel (PFL-PE), na segunda etapa do Ciclo de Conferências da Unilegis 2003. As palestras puderam ser acompanhadas, por meio de videoconferência, por todas as assembléias legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

EDUCAÇÃO
Na avaliação do ministro Cristóvam Buarque, a crise na educação passa por questões culturais, políticas, financeiras e corporativas. Ele defende que a Educação seja encarada como um patrimônio nacional, criando-se um único sistema para todo o País, a exemplo do que acontece com a Saúde e a Segurança. Cristóvam Buarque enfatizou a importância da participação dos poderes Executivo e Legislativo estaduais e municipais, por meio de iniciativas próprias e capazes de dar força à meta de dar educação a todos os brasileiros. Ele ressaltou a responsabilidade de estados e municípios no financiamento da Educação para garantir um serviço de qualidade. "Não esperem apenas do Executivo, porque isso é responsabilidade de todos", defendeu.

REFORMA POLÍTICA
Para o senador Marco Maciel, discutir a Reforma Política exige um debate amplo sobre dois outros temas interligados: as reformas partidária e eleitoral. "É necessário não somente pensar em mudar a legislação partidária, mas também em mudar o sistema eleitoral brasileiro, porque não se pode pensar em um sistema político que funcione bem sem que o sistema eleitoral seja compatível com o sistema partidário", afirmou.
O senador também destacou a importância das reformas do sistema de governo, o que inclui o debate do pacto federativo, para garantir a governabilidade do País. Para ele, a Reforma do Judiciário está diretamente ligada ao exercício da cidadania. Também na avaliação do senador, essa reformulação é indispensável à inserção do Brasil no cenário internacional.

Reportagem - Sâmia Mendes
Edição - Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.