Consumidor

Projeto determina inclusão no SPC de devedor em ação judicial

Deputado Major Fábio acredita que medida vai garantir maior segurança na concessão de crédito.

13/11/2013 - 11:48  

TV CÂMARA
DEP. MAJOR FABIO
Major Fábio ressalta que os serviços de proteção ao crédito poderão ser multados se incluírem informação errada ou falsa.

Devedores inadimplentes em ação de cobrança ou execução judicial de título poderão ser incluídos nos cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. A medida está prevista no Projeto de Lei 5881/13, do deputado Major Fábio (Pros-PB), em análise na Câmara dos Deputados.

“Essas informações são importantes para que os lojistas e as instituições financeiras possam ter maior segurança na concessão de crédito, parcelamentos, empréstimos ou financiamentos”, argumenta o parlamentar.

A inscrição nos bancos de dados de proteção ao crédito deverá conter as seguintes informações, segundo a proposta:
- o número do processo judicial;
- a vara ou juizado em que corre a ação e o tribunal respectivo;
- o endereço eletrônico para consulta da tramitação; e
- a transcrição dos atos judiciais relevantes para que o lojista ou a instituição financeira possa avaliar a pertinência da ação de cobrança ou da execução judicial de título.

O projeto prevê ainda multa para a entidade que administra o serviço de proteção ao crédito no caso de inscrição indevida. O valor da multa será equivalente à suposta dívida inscrita no cadastro.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Defesa do Consumidor; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Daniella Cronemberger
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5881/2013

Íntegra da proposta