Ciência, tecnologia e Comunicações

Operadoras de 4G terão de oferecer telefone fixo rural em 2014, diz ministro

16/10/2013 - 16:51  

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que as empresas que venceram a licitação para prestar o serviço de conexão 4G terão obrigatoriamente que instalar, a partir do próximo ano, serviços de telefonia fixa e internet na área rural. As localidades foram determinadas estrategicamente pelo governo.

Ele explicou que o Executivo embutiu, entre as obrigações das companhias que venceram cada um dos quatro lotes licitados, a instalação dos serviços nas zonas rurais e mais distantes definidas pelo Executivo. "A companhia que teria de pagar R$ 2 bilhões, por exemplo, pagou R$ 1 bilhão com a obrigação embutida", disse.

O ministro informou que a medida vai beneficiar 12 mil comunidades só na Região Norte e nos estados da Bahia e do Maranhão.

Paulo Bernardo participou de audiência pública, encerrada há pouco, da comissão especial da Lei Geral das Antenas (PL 5013/13, do Senado). A proposta estabelece normas gerais para a implantação e o compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5013/2013

Íntegra da proposta