Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão da Lei Geral de Antenas ouve ministro das Comunicações

16/10/2013 - 12:18  

A comissão especial sobre o Projeto de Lei 5013/13, que estabelece normas gerais para a implantação e o compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações, realiza audiência pública hoje, às 14h30, com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A reunião também terá a eleição dos vice-presidentes do colegiado e a análise de requerimentos.

Objetivos
O projeto da Lei Geral de Antenas é considerado fundamental para a implantação da tecnologia 4G (quarta geração) de conexão de internet móvel.

O texto garante às operadoras de telefonia licença automática para instalação de antenas e infraestrutura, caso as prefeituras, que são responsáveis pela autorização, não apresentem decisão em até 60 dias contados a partir da data do requerimento. O prazo é considerado polêmico, já que, atualmente, os processos de autorização mais rápidos levam pelo menos seis meses. Muitas prefeituras reclamam que não têm técnicos suficientes para cumprir o prazo previsto no projeto.

O projeto de lei, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e já aprovado pelo Senado, tem como objetivo incentivar os investimentos em infraestrutura de redes de telecomunicações, tendo como principais exigências:

  • a uniformização, simplificação e agilidade de procedimentos e critérios para a outorga de licenças pelos órgãos competentes;
  • a minimização dos impactos urbanísticos, paisagísticos e ambientais;
  • a ampliação da capacidade instalada das redes, com atualização tecnológica e melhoria da cobertura e da qualidade dos serviços;
  • a precaução contra os efeitos da emissão de radiação não ionizante; e
  • o incentivo ao compartilhamento de infraestrutura de redes.

A audiência está marcada para o Plenário 4.

Da Redação/RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5013/2013

Íntegra da proposta