Empresas de telefonia são favoráveis ao novo marco legal
02/10/2013 - 22:13
A diretora do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Mariana Brasil, afirmou que as empresa são favoráveis às alterações.
Durante a reunião nesta quarta-feira (2), em que foi apresentado o relatório final do GT da Telefonia, a dirigente destacou que a proposta foi fruto de muita discussão entre os deputados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas de telefonia.
"O setor vai acompanhar até o dia 23 todo o andamento dessa tramitação, existem pontos que requerem uma atenção ainda maior por parte das empresas de telecom, mas de uma forma geral elas parabenizam o trabalho do relator e avaliam sim que há boas chances de esse trabalho andar positivamente."
O relator do GT da Telefonia, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), enfatizou a necessidade de atualização de um sistema que foi normatizado quando existia apenas transmissão de voz. “Hoje tem transmissão de dados, transmissão de imagens, ocorreu uma mudança importante na telefonia, especialmente a telefonia celular, que lá em 97 nem existia direito."
Alerta de desastres
Durante a reunião, o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), apresentou uma emenda determinando que as empresas de telefonia sejam obrigadas a enviar gratuitamente mensagens de texto alertando a população de riscos de desastres climáticos.
Braga explicou que o serviço já existe e funciona nas cidades de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro, mas depende da boa vontade das operadoras de oferecerem ou não o serviço. "Você recebe esse alerta inclusive com as orientações do que deve fazer naquele momento. Se você está em zona de risco, avisa que você deve se dirigir a um ponto seguro ou que você permaneça na sua casa, caso você esteja em zona segura, porque existe alagamento em um determinado ponto daquela cidade ou daquela região."
Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção