Diretor da Safernet diz que sigilo de dados pessoais ganhou importância com internet
02/10/2013 - 14:06
Encerrou-se há pouco a audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para debater as denúncias de espionagem de autoridades brasileiras pelo governo americano e apontar soluções para o problema.
Thiago de Oliveira, diretor da Safernet Brasil, organização não governamental dedicada ao combate a crimes cibernéticos, considera importante a votação pelo Congresso do marco civil da internet (Projeto de Lei 2126/11, do Poder Executivo, que estabelece direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet).
Mas lembrou ser fundamental a aprovação também da lei de proteção aos dados, que o governo deve enviar ao Congresso em breve. “Hoje em dia só se fala em sigilos fiscal, bancário e telefônico, mas existem outros sigilos igualmente importantes que devem ser protegidos pela lei”, argumentou.
Na audiência, o diretor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para Segurança das Comunicações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Otávio Carlos da Silva, defendeu a inclusão do tema segurança da informação no ensino fundamental, “até para que as crianças e adolescentes possam discutir o que é privacidade”.
Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Dourivan Lima