Política e Administração Pública

Obras elétricas estão atrasadas, mas governo rebate apagão durante Copa

Representantes do governo disseram na Comissão de Fiscalização que estão sendo adotadas medidas para evitar blecautes nas cidades que vão sediar jogos da Copa em 2014.

24/09/2013 - 19:56  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Audiência Pública para Debater a matriz energética brasileira e as constantes notícias publicadas na mídia nacional sobre a possibilidade do Brasil sofrer um apagão nas proximidades dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Secretário-Adjunto de Energia Elétrica do MME, Robésio Maciel de Sena
Maciel, secretário do Minstério de Minas e Energia: sistema está preparado para evitar apagões. 

O secretário-adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Robésio Maciel, minimizou o risco de apagões para a Copa do Mundo de 2014. A declaração foi feita a deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, nesta terça-feira (24), em audiência pública que contou também com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Robésio Maciel destacou a atuação do grupo de trabalho formado por órgãos federais e estaduais do setor elétrico que está acompanhando as ações desenvolvidas pelo governo federal para garantir o suprimento de energia nas 12 cidades que vão sediar o Mundial. Uma das medidas adotadas é a instalação de geradores elétricos nos estádios, que podem ser acionados em caso de blecaute.

Segundo Maciel, hoje o sistema elétrico está preparado para evitar a interrupção do fornecimento de energia mesmo que haja a queda de linhas de transmissão. Ele relatou que no domingo e ontem houve queda de uma torre de transmissão em Minas Gerais e nenhuma cidade sofreu apagão.

"Essas medidas são tomadas continuamente. A população toma conhecimento quando tem um grande desligamento, que é muito raro acontecer", afirmou.

Entre as ações que estão sendo tomadas pelo grupo de trabalho, segundo Maciel, está o acompanhamento das obras de transmissão e geração de energia elétrica em curso no País.

Atraso
O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), criticou o atraso de obras de geração, transmissão e distribuição de energia. Ele citou reportagem do jornal O Globo, de abril deste ano, segundo a qual 27% das obras consideradas obrigatórias nas cidades que vão sediar as partidas de futebol não serão concluídas no prazo previsto. Algumas inclusive só vão ficar prontas depois da Copa.

O superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Aneel, José Moisés da Silva, atribuiu o cronograma fora do prazo a problemas de gestão nas companhias de energia elétrica e a entraves burocráticos para o licenciamento ambiental. No entanto, ele garantiu que os atrasos não vão prejudicar o abastecimento de energia nos dias de jogos.

"Temos, sim, um problema de algumas obras atrasadas, o que não quer dizer que vamos ter falta de abastecimento. O atendimento aos estádios já está todo feito. Então, tanto do ponto de vista de transmissão quanto do de distribuição, nós não vemos aumento de risco”, disse.

Da Redação - Janary Júnior
Colaboração - Ricardo Viula

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.