Economia

Audiência pública quer ouvir presidente do Banco BVA sobre operações de crédito

Instituição sofreu intervenção e liquidação pelo Banco Central. Deputados querem explicações para fraudes com recursos de fundo de pensão dos Correios.

27/08/2013 - 13:46  

Reprodução/TV Câmara
Dep. Manoel Junior (PMDB-PB)
Manoel Júnior, um dos autores do requerimento, quer explicações para fraudes com recursos do Postalis. 

A Comissão de Finanças e Tributação quer ouvir esclarecimentos do presidente do Banco BVA S.A., Benedito Ivo Lodo, sobre operações de crédito que culminaram na intervenção e liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil (BC). O Banco BVA tem sete agências localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Os deputados Carlos Magno (PP-RO) e Manoel Júnior (PMDB-PB), autores do pedido da audiência, apontaram como um dos pontos principais a serem debatidos as fraudes encontradas em aplicações do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis) no Banco BVA.

Intervenção
O BC decretou, em 9 de junho último, a liquidação extrajudicial no Banco BVA, que estava sob intervenção do Banco Central desde 19 de outubro de 2012. Segundo o BC, o motivo foi o comprometimento da situação econômico-financeira do banco e o descumprimento de normas que regem a atividade das instituições financeiras.

Em nota divulgada no dia em que decretou a liquidação, o BC disse que estava tomando as medidas possíveis para apurar as responsabilidades. Também esclareceu que o resultado das apurações poderia levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo. Nos termos da lei, os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição ficariam indisponíveis.

Instituto Postalis
O Instituto Postalis informou que possui recursos financeiros aplicados em títulos no Banco BVA e que acompanharia o desenrolar da liquidação para buscar seus direitos.

Os deputados também pediram que o Postalis apresente relatório completo do investimento feito na empresa Multner Energia, cujo acionista principal era, à época, o presidente do Conselho de Administração do BVA, José Augusto Ferreira dos Santos. Segundo eles, o presidente causou prejuízo milionário ao fundo do banco e continuou aplicando e realizando operações.

Convidados
Também foram convidados a participar da audiência:
- o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira;
- o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini;
- o atual presidente do Instituto Postalis, Antonio Carlos Conquista, e seu antecessor, Alexej Predtechensky;
- o presidente do Conselho de Administração do Banco BVA, José Augusto Ferreira dos Santos;
- o diretor superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Maria Rabelo;
- o atual diretor financeiro do Instituto Postalis, Ricardo Azevedo e seu antecessor, Adilson Florêncio da Costa;
- representantes da Polícia Federal e do MPF.

A audiência ainda não tem data marcada.

Da Redação/DL
Colaboração - Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.