Relações exteriores

Plenário pode votar acordo com Guiana Francesa para combater garimpo ilegal

22/08/2013 - 09:35  

O Plenário está reunido neste momento, em sessão extraordinária, para votar dois acordos internacionais. Um deles, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1055/13, prevê cooperação entre o Brasil e a França para combater o garimpo ilegal em áreas de proteção ambiental ou de interesse patrimonial.

No texto, são mencionados explicitamente os parques nacionais e os territórios de fronteira localizados entre a Guiana Francesa e o Amapá, compreendidos em 150 quilômetros de cada lado.

O acordo, assinado em 2008, prevê o confisco e a destruição dos bens, material e instrumentos utilizados para extrair o ouro ilegalmente.

Defesa Nacional
Já o PDC 818/13 aprova a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional.

De acordo com a mensagem do governo, a política é “o documento condicionante de mais alto nível do planejamento de defesa e tem por finalidade estabelecer objetivos e diretrizes para o preparo e o emprego da capacitação nacional, com o envolvimento dos setores militar e civil, em todas as esferas do Poder Nacional”.

Já a estratégia estabelece como fazer o que se determinou na Política Nacional de Defesa. E o Livro Branco, por sua vez, consiste num documento público, por meio do qual “se permitirá o acesso à informação sobre o setor de defesa do País”.

Grupo parlamentar
Também estão na pauta do Plenário dois projetos de resolução (PRCs) que criam o Grupo Parlamentar Brasil-Chipre (86/11) e o Grupo Parlamentar Brasil-Letônia e Estônia (129/12).

Os grupos são formados por integrantes do Parlamento de cada um dos países e têm o objetivo de estreitar as relações entre os órgãos legislativos por meio de intercâmbio de experiências.

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 86/2011