Relações Exteriores aprova cooperação técnica com a Mauritânia
04/07/2013 - 18:05

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (3), acordo de cooperação técnica entre o Brasil e a Mauritânia. Na Mensagem 35/13, enviado ao Congresso, o Executivo destaca tratar-se do primeiro instrumento assinado entre os dois países no campo da cooperação técnica.
Pelo acordo, o compromisso principal dos dois países é promover cooperação nas áreas consideradas prioritárias pelas duas partes. Conforme destaca a relatora, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), os programas e projetos resultantes do acordo serão estabelecidos por ajustes complementares, que preveem, inclusive, a hipótese de parcerias público-privadas.
Perpétua Almeida ressalta ainda que a cooperação proposta “vai ao encontro do objetivo brasileiro de voltar sua atenção à África, retribuição ao continente que tanto contribuiu para que o Brasil se tornasse o que é hoje”.
Exemplo
A deputada argumenta ainda que o Brasil é cada vez mais um interlocutor para a discussão de temas africanos. “Além disso, há várias experiências brasileiras que têm tido sucesso na superação da extrema pobreza que podem ser replicadas em situações socioeconômicas análogas, em alguma medida”, acrescenta.
País islâmico localizado no Norte da África, a Mauritânia importa 70% dos itens de sua cesta básica e recebe ajuda emergencial periódica do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas, conforme explica a relatora.
Tramitação
Em regime de prioridade, o projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes ser votado em Plenário.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Rachel Librelon