Política e Administração Pública

Plebiscito pode ser realizado ainda neste ano, afirma Henrique Alves

02/07/2013 - 10:57   •   Atualizado em 02/07/2013 - 12:05

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que considera possível a realização do plebiscito da reforma política ainda neste ano: "Se houver consenso entre os parlamentares, a consulta pode ser feita no segundo semestre".

Alves considerou "respeitosa" a proposta do Executivo de plebiscito. A afirmação foi feita há pouco. Segundo ele, o governo sugeriu "três ou quatro itens" gerais para a consulta e deixou "a maior parte do tema para consideração dos parlamentares".

"Havia uma impressão diferente, de que isso poderia ser uma imposição, uma interferência indevida do Executivo no Legislativo, mas não houve. A proposta do Executivo não cria constrangimentos para o Parlamento", garantiu Alves. O texto será entregue oficialmente ao Congresso ainda hoje.

Proposta paralela
O presidente da Câmara afirmou também que um grupo de parlamentares deverá trabalhar em uma proposta paralela de reforma política. "Vamos fazer isso por precaução, caso a proposta de plebiscito do Executivo não vingue", disse. Segundo Alves, o grupo terá até 90 dias para ouvir representantes da sociedade e elaborar o texto.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.