Política e Administração Pública

PDT e PT defendem proposta de constituinte sobre reforma política

25/06/2013 - 10:43  

Ao chegar à reunião de líderes da base aliada, os deputados André Figueiredo (PDT-CE) e José Guimarães (PT-CE) defenderam a proposta da presidente Dilma Rousseff de se convocar um plebiscito para consultar a população sobre a realização de uma assembleia nacional constituinte para aprovar uma reforma política.

Para o líder do PDT, é salutar ouvir a população principalmente “num momento como esse em que o povo sai às ruas para manifestar sua insatisfação e pedir mudanças”.

Já o líder do PT, lembrou que a reforma política tem sido discutida no Congresso Nacional há muito tempo. Segundo ele, como não há consenso entre os parlamentares a solução pode ser delegar o assunto a uma constituinte. “Isso significa dialogar com as ruas em um momento histórico. Radicalizemos a democracia.”

Corrupção
Guimarães disse ainda que o Congresso não pode dar as costas para o que está acontecendo no País. Ele lembrou também que, desde 2009, a Câmara analisa um projeto de lei (6616/09), do Executivo, que transforma corrupção em crime hediondo. A proposta, que está pronta para ser votada no Plenário, também foi defendida pela presidente Dilma durante pronunciamento em resposta às manifestações que tomaram conta do País nas últimas semanas.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.