Trabalho, Previdência e Assistência

Aprovado curso de direção defensiva para motorista

13/11/2003 - 19:40  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 26/99, do deputado Paulo Rocha (PT-PA), que obriga motoristas de caminhão e de ônibus a fazerem curso que engloba direção defensiva, primeiros socorros e relações humanas. Direção defensiva, segundo o projeto, é "a maneira de dirigir pela qual o condutor reduz a possibilidade de se ver envolvido ou de envolver terceiros em acidentes de trânsito".
Pela proposta, caberá às empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros oferecer anualmente esses cursos, com duração mínima de 20 horas/aula, aos condutores e ajudantes dos veículos de sua propriedade. Além disso, os veículos daquelas empresas ficam obrigados a portar material necessário a primeiros socorros.
O objetivo, segundo o autor do projeto, é mudar o perfil do trânsito brasileiro, que tem um dos mais altos índices de acidentes e vítimas em todo o mundo.
A proposta, que recebeu parecer favorável do relator Carlos Santana (PT-RJ), será analisada agora pela Comissão de Viação e Transportes.

Reportagem - Érica Amorim
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.