Segurança

Instituto contra violência defende unificação do número do disque denúncia

Somente 18 estados e o DF oferecem o serviço.

11/06/2013 - 23:34  

O fortalecimento do Disque Denúncia nos estados brasileiros foi tema de audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, nesta terça-feira (11). O sistema recebe denúncias anônimas sobre crimes como tráfico de drogas, porte de armas e violência sexual ou física. Atualmente, nem todas as unidades da federação oferecem o serviço. Levantamento do Ministério da Justiça revela que as centrais de atendimento telefônico do Disque Denúncia estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal.

O número do Disque Denúncia se soma à lista de outros números de emergência, como o 190 para a Polícia Militar e o 193 para os Bombeiros. Na opinião do superintendente executivo do Instituto São Paulo contra a Violência, José Roberto Bellintani, unificar todos os números facilitaria o acesso dos cidadãos ao Disque Denúncia.

Integração dos serviços de emergência
No entanto, Bellintani destaca que essa unificação precisa vir acompanhada da integração dos serviços de emergência. "A unificação é importante desde que haja centros de operação em que as forças de segurança, de emergência e de defesa social estejam integradas, atuando de maneira sincrônica. Não adianta ter um número único se, vem informação de todo tipo - de defesa civil, de violência intrafamiliar, de desordem pública e de violência e criminalidade. Se a informação não é tratada, não gera uma ação da instância que tem de atuar em cada caso."

Denúncia da população
A autora do requerimento para realização da audiência, deputada Keiko Ota (PSB-SP), propõe, além de levar o Disque Denúncia para todas as unidades da Federação, incentivar os cidadãos a denunciarem mais.

Ela conta que a ligação de uma vizinha ao Disque Denúncia poderia ter evitado o assassinato de seu filho de 8 anos de idade após um sequestro. "É importante a participação maciça da sociedade. Como no meu exemplo. Quando aconteceu a fatalidade com o Ibis, que ficou 11 dias no cativeiro, a vizinha falou que viu várias movimentações. E se ela tivesse ligado para o Disque Denúncia? Realmente, para desvendar casos e ajudar a segurança pública, é preciso sim a participação da sociedade."

Está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania projeto de lei (PL 175/11) que unifica os canais de atendimento dos serviços de emergência no número 190. Se for aprovada, a proposta segue para análise do Plenário da Câmara.

Da Rádio Câmara – RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.