Direitos Humanos

Desenvolvimento Regional cria subcomissão sobre demarcações indígenas

De acordo com o presidente da Comissão de Integração Nacional, deputado Jerônimo Goergen, grupo foi criado por conta do clima de insegurança causado pelo avanço das demarcações.

17/04/2013 - 15:07  

Arquivo/ Saulo Cruz
Jerônimo Goergen
Goergen: avanço das demarcações causa insegurança em estados brasileiros.

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou nesta quarta-feira (17) a criação de uma subcomissão especial de Demarcações Indígenas. Ainda sem presidente definido, o órgão pretende levantar informações sobre os principais conflitos em curso no Brasil.

A subcomissão foi criada, de acordo com o presidente da Comissão de Integração Nacional, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), por conta do clima de insegurança causado pelo avanço das demarcações em estados como o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará.

“Nossa ida à reserva Raposa Serra do Sol mostrou ao Brasil que essa discussão merece um tratamento digno do tamanho do problema. Enquanto não instalamos a CPI da Funai, vamos pressionar o governo com os instrumentos de que dispomos”, ressaltou Jerônimo Goergen. No início da semana, quatro deputados da Comissão de Integração Nacional sobrevoaram uma parte da reserva indígena Raposa Serra do Sol que era ocupada por fazendeiros.

Subcomissões
A subcomissão especial de Demarcações Indígenas foi criada junto com cinco outras subcomissões, para tratar de temas diversos. Cada um destes organismos será comandado por um presidente e relator, devendo ao final do de 2013, elaborar um relatório final sobre o tema para o qual foi criado.

Os outros colegiados instalados foram:

- subcomissão permanente de Usinas Hidrelétricas, cujo presidente será o deputado Zé Geraldo (PT-PA);
- subcomissão permanente de Crédito e Endividamento Agrícola, sob a presidência do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO);
- subcomissão permanente de Defesa Civil, que será comandada por Márcio Junqueira (DEM-RR);
- subcomissão especial de Aviação Civil, que será presidida pelo deputado Raul Lima (PSD-RR);
- subcomissão especial de Navegação Fluvial, cujo comando ficará a cargo da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP).

Da Redaçãp/RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.