Direitos Humanos

Comissão vota relatório sobre denúncias de violência contra índios kaiowá

16/04/2013 - 08:33  

Carolina Pompeu/Câmara dos Deputados
Índios Kaiowás que vivem na Fazenda Cambará, nas margens do Rio Hovy (MS).
Índios Kaiowás que vivem na Fazenda Cambará.

Pode ser votado hoje o relatório final da comissão externa que acompanha as denúncias de violência contra os índios da etnia Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul. O texto foi elaborado pelo deputado Sarney Filho (PV-MA).

Essa comunidade indígena é composta por cerca de 40 mil pessoas que hoje vivem em pequenas reservas e acampamentos de beira de estrada. Os índios afirmam ser vítimas de extermínio étnico na disputa pela propriedade das terras que ocupam.

Em dezembro do ano passado, os parlamentares da comissão externa estiveram em Iguatemi (MS) para conhecer as condições de vida da comunidade instalada em uma área de dois hectares da Fazenda Cambará, conhecida como Pyelito, nas margens do Rio Hovy.

Em 2012, os 170 kaiowás acampados na região denunciaram a péssima situação em que vivem e chegaram a ameaçar suicídio coletivo, devido a uma decisão judicial que os obrigava a sair do local.

No último dia 16 de fevereiro, um adolescente de 15 anos da etnia foi assassinado por um fazendeiro dentro de sua propriedade, que faz divisa com a aldeia Tey’ikuê, no município de Caarapó (MS).

Já no município de Douradina (MS), um policial militar aposentado foi morto na última sexta-feira (12) após uma disputa de terras com indígenas kaiowá. Um índio foi preso em flagrante e três estão sendo procurados pela polícia, suspeitos de participação no assassinato.

O relatório da comissão externa será apresentado para discussão e votação em reunião às 11 horas, no Plenário 16.

Da Redação/MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.