Política e Administração Pública

Eleição da mesa diretora da Comissão Mista de Orçamento fica para quarta

09/04/2013 - 14:10  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Reunião do Colegiado de Líderes Partidários
Rose de Freitas: demos 24 horas para que saia um candidato do Senado, que signifique um acordo.

Ficou para esta quarta-feira (10) a definição da presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Segundo a presidente em exercício do colegiado, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), amanhã os nomes indicados irão a votação no Plenário da comissão.

A reunião desta terça-feira para definir o assunto terminou sem decisão. Uma nova reunião, no entanto, deve ocorrer amanhã, às 11 horas, entre os representantes de líderes partidários na CMO, com provável eleição da mesa às 14h30.

A principal polêmica é a indicação de um suplente – o senador Edson Lobão Filho (PMDB-MA) – ao cargo de presidente. O Regimento Interno da Câmara proíbe que suplentes ocupem cargo em comissões. Já os regimentos Comum e do Senado, que têm ascendência sobre o da Câmara nas deliberações da Comissão de Orçamento, são omissos para esses casos.

Rose de Freitas acredita em um acordo. “Demos 24 horas para que saia o candidato do Senado à presidência. Amanhã à tarde vamos à eleição. Será um candidato do acordo”, disse a parlamentar.

Ela e o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) devem apresentar uma consulta ao presidente do Senado, Renan Calheiros, sobre o impasse. “A gente não pode ficar em cima de conjectura. Se não houver um entendimento, a Comissão de Orçamento não anda”, disse Duarte Nogueira.

Pela Câmara, deve assumir como relator o deputado Miguel Corrêa (PT-MG).

A reunião dos representantes dos partidos, amanhã, será realizada na sala da presidência da comissão. Já a eleição ocorrerá no Plenário 2. Fica mantida, no entanto, a reunião inicialmente prevista para hoje, às 14h30. A deputada Rose de Freitas vai apenas abrir o encontro para anunciar o adiamento.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.