Cidades e transportes

Deputados cobram investimentos em energia para municípios do Rio

04/04/2013 - 16:38  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a manutenção das redes de energia que atendem aos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba no Rio de Janeiro. Dep. Fernando Jordão (PMDB-RJ)
Jordão: falta investimento da empresa para solucionar as quedas de energia

Parlamentares cobraram, nesta quinta-feira (4), investimentos para garantir o fornecimento de energia aos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba no estado do Rio de Janeiro. Eles questionaram, durante audiência pública da Comissão de Minas e Energia, se a distribuidora de energia desses locais, Ampla Energia e Serviços S/A, realmente tem se empenhado para solucionar problemas de cortes de energia e falta de manutenção da rede na região.

De acordo com o autor do requerimento, deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ), faltam investimentos da empresa para solucionar as quedas de energia. “A população está indignada com a situação: mais de 10 vezes a Rio-Santos foi fechada por causa dos problemas”, disse. Moradores fecharam a rodovia para protestar pelas quedas de energia.

Jordão apresentou uma Proposta de Fiscalização e Controle (113/13) para o Tribunal de Contas de a União (TCU) auditar as contas da Ampla e da Light, que também fornece energia para municípios do Rio de Janeiro. Segundo o deputado, as distribuidoras têm reajustado as tarifas da conta de luz e não tem feito melhorias para garantir o fornecimento de energia.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a manutenção das redes de energia que atendem aos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba no Rio de Janeiro. Marcelo Llévenes, Presidente da AMPLA Energia e Serviços S/A (RJ)
Marcelo Lieneves, da Ampla, justificou os problemas pela geografia acidentada

Justificativa ambiental
O presidente da Ampla, Marcelo Lievenes, justificou os problemas de fornecimento pela geografia acidentada da chamada Costa Verde, além do alto volume de chuvas e da grande quantidade de áreas de conservação ambiental, que dificulta a construção de estações ambientais.

Ele citou dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para indicar que a Ampla foi a concessionária que mais investiu para melhorar a qualidade de energia nos últimos dois anos. De acordo com Lievenes, a duração dos cortes diminuiu 26% e a frequência 27% nos últimos anos.

“A empresa reconhece que tem problemas, mas os esforços da empresa tem feito nossa qualidade melhorar”, afirmou. Segundo Lievenes, a distribuidora planeja investir R$ 202 milhões para minimizar falhas e melhorar a distribuição, como a construção de torres de transmissão com altura acima das árvores para resistir a temporais.

Para o deputado Luís Sérgio (PT-RJ), a justificativa da concessionária não convence. “A Ampla vem com o discurso que caiu uma árvore, choveu demais. Mas há geradores e transformadores com sobrecarga”, disse.

Maquiagem
O presidente da comissão, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), considera que a empresa possa estar maquiando os dados. “Temos que fiscalizar e cobrar. Será que estão investindo mesmo ou isso é montagem contábil?”, questionou. Ele também criticou o lucro da Ampla, cerca de R$ 500 milhões em 2012, em comparação com os investimentos.

Cerca de 30 vereadores de municípios atingidos pelos problemas de energia participaram da audiência e criticaram a atuação da empresa. Moradores de Angra dos Reis também cobraram a melhoria de serviços da Ampla.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.