Ministro diz que o principal problema de saúde no Brasil é a falta de médicos
03/04/2013 - 13:14
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse há pouco que o desafio mais crítico da saúde pública no Brasil, atualmente, é a falta de médicos. "Não se faz saúde sem médico perto da população e formado com qualidade."
Segundo ele, a média no País é de 1,8 médicos por mil habitantes. Na Inglaterra, que tem o segundo maior sistema público de saúde após o Brasil, são 2,7 médicos por mil habitantes, com meta de chegar a 3,2 nos próximos 10 anos.Padilha defendeu a contratação de médicos estrangeiros, como fazem vários países. “Sair de 1,8 para 2,7 demora 20 anos", estimou o ministro.
Além de aumentar a quantidade de médicos, o ministro disse que é preciso ampliar o número de vagas em locais onde há maior necessidade.Ele lembrou que o governo já vem adotando medidas nesse sentido, como o desconto na dívida do Fies para quem trabalhar optar pelo SUS em áreas mais carentes ou se formar em especialidades com maior demanda.

Drogas
Durante a audiência, manifestantes ocuparam o plenário com cartazes pedindo atenção para as vítimas do crack. Eles pedem a aprovação do Projeto de Lei 7663/10, que altera a Lei Antidrogas e prevê a internação compulsória de dependentes.
A audiência com o ministro da Saúde - promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Defesa do Consumidor - continua no Plenário 2.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Marise Lugullo
Edição - Natalia Doederlein