Começa reunião de prefeitos com presidentes da Câmara e Senado
20/03/2013 - 12:14
Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, abriram há pouco a reunião com 14 prefeitos de capitais, que trouxeram uma lista de reivindicações da Frente Nacional dos Prefeitos.
“A situação dos municípios é de profunda aflição na sua dificuldade em resolver problemas do cidadão”, afirmou Henrique Eduardo Alves. Segundo ele, o Congresso deve ser protagonista na articulação de um novo acordo entre os entes da Federação.
Renan Calheiros citou a votação, pelo Senado, da partilha da receita do comércio eletrônico, que deve beneficiar os municípios como a divisão dos royalties do petróleo. “Esse mercado é de R$ 30 milhões. Essa partilha deve acontecer a exemplo dos royalties”, disse.
De acordo com o presidente do Senado, a reunião com governadores, realizada na semana passada, já surtiu efeitos, como a votação de urgência dos novos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Estão presentes os prefeitos de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Patricia Roedel