Política e Administração Pública

Em reunião na Câmara, ministra diz que quer redimensionar Dnocs

14/03/2013 - 12:21  

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, saiu há pouco de uma reunião com deputados do Nordeste e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, sobre a situação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) esteve na reunião e disse que a ministra vai buscar alternativas para o órgão. “Ela vai buscar as alternativas que redimensionem o Dnocs para cumprir seus objetivos”, afirmou. A ministra saiu sem falar com a imprensa. Segundo Benevides, ela também disse que irá resolver a questão de pessoal do órgão.

Nesta quarta-feira (13), houve uma reunião sobre o mesma tema com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, responsável pelo Dnocs.

De acordo com dados da autarquia, cerca de 94% dos 1.700 servidores atuais terão idade para se aposentar em quatro anos.

O Dnocs é responsável por executar políticas federais de combate à seca e à desertificação, como construções de açudes, poços e outras medidas que favoreçam a irrigação em todo o semiárido nordestino e no norte de Minas Gerais.

Em dezembro de 2012, parlamentares cobraram mais ação do governo federal para reestruturar a instituição, durante audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.