Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ressalta formação de cães-guia
11/12/2012 - 17:24
O assessor da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elias Vieira de Oliveira, afirmou, há pouco, que já está em funcionamento o primeiro centro de formação de cães-guia previstos pela Secretaria.
O centro funciona em Camboriú. A meta é ter um centro em cada região do País. Os objetivos dos centros são a capacitação de pessoas para o treinamento, o treinamento do cão-guia e a adaptação do cão ao seu usuário.
Elias participa de seminário da Comissão de Seguridade Social e Família sobre o Plano Viver Sem Limites, lançado há um ano pelo governo federal para investir em políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência. O plano é coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.
Já o representante do grupo de trabalho do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Roberto John, afirmou que, em janeiro, 50% do conteúdo do Estatuto já vão estar devidamente discutidos e acertados.
Ele destacou como objetivo do Estatuto a adoção do modelo único para classificação e valoração da deficiência por todos os ministérios para a concessão de benefícios e políticas públicas.
A reunião continua no Plenário 07.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Newton Araújo