Direitos Humanos

Até 2014, todos os estados estarão incluídos no teste do pezinho, diz consultor

11/12/2012 - 16:43  

O consultor da Coordenação Técnica “Saúde da Pessoa com Deficiência” César Vinícius Miranda Lopes, do Ministério da Saúde, afirmou, há pouco, que entre os objetivos do ministério dentro do programa Viver Sem Limites está a elaboração de protocolos clínicos para atendimento de pessoas com deficiência, atenção odontológica, hospital e a identificação e tratamento de deficiência.

Na prevenção, ele destacou que até 2014 todos os estados brasileiros estarão incluídos na fase IV da triagem neonatal que vai poder detectar, por meio do teste do pezinho, o hipotireoidismo, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência da biotinidase. “Essas doenças, se forem diagnosticadas e tratadas corretamente permitem uma vida normal; se não forem tratadas podem causar deficiências físicas e mentais.”

O consultor do Ministério da Saúde participa de seminário da Comissão de Seguridade Social e Família sobre o Plano Viver Sem Limites, lançado há um ano pelo governo federal para investir em políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência. O plano é coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.

A reunião continua no Plenário 07.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.