Consumidor

Ciência e Tecnologia rejeita oferta opcional de canais avulsos na TV paga

10/12/2012 - 19:33  

Arquivo/ Beto Oliveira
Romero Rodrigues
Para Romero Rodrigues, proposta ppoderia aumentar mensalidades e até fechar canais de menor audiência.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou na quarta-feira (5) proposta que obriga as operadoras de TV por assinatura a ofertar canais avulsos aos assinantes, adicionalmente aos pacotes de produtos ou serviços existentes.

Segundo o Projeto de Lei 6412/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a contratação individualizada de canais é um direito assegurado pelo Código de Defesa de Consumidor, que não admite a venda casada de serviços como única opção.

O relator na comissão, deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), votou pela rejeição da proposta. Para Rodrigues, a aprovação do projeto, com a consequente obrigatoriedade da oferta de canais avulsos pelas operadoras, poderia provocar uma migração maciça de assinantes do modelo de pacotes para o de contratação avulsa, resultando em aumento de mensalidades e, em último caso, no fechamento de canais de menor audiência.

“As operadoras abstêm-se de exercer a prerrogativa da oferta avulsa de canais não pela inexistência de norma que discipline a matéria, mas por mera estratégia comercial”, disse Rodrigues. Ele explica que o modelo em vigor baseia-se fundamentalmente na oferta de programações na forma de pacotes, em que canais de maior audiência são comercializados em conjunto com outros de menor demanda.

“O principal efeito poderia ser a inviabilização da oferta dos canais de menor audiência pela ausência de uma base de clientes que venha a justificar sua manutenção”, completou.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6412/2009

Íntegra da proposta