Relações exteriores

Brasil inaugura novo setor consular em Porto Príncipe

10/12/2012 - 12:42  

O embaixada brasileira no Haiti inaugurou na última sexta-feira (7) um novo setor consular no prédio da representação em Porto Príncipe. O setor funciona agora em uma sala maior, para garantir o conforto dos haitianos e dos brasileiros que procuram a ajuda do Brasil no Haiti.

Neste ano, o Brasil concedeu o visto permanente de trabalho a 1,2 mil famílias haitianas. A expectativa é conceder o mesmo número em 2013. Segundo o embaixador brasileiro no Haiti, José Luiz Machado e Costa, não há exigências de escolaridade ou formação profissional para conseguir o benefício. O que se pretende, disse, é garantir os direitos humanos, não discriminar.

A emigração de haitianos foi uma das preocupações da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), durante a viagem ao Haiti. Ela lembrou que seu estado – o Acre – é uma das principais portas de entrada de imigrantes clandestinos procedentes do Haiti.

O estado, disse, procura acolher a todos de forma igualitária. “A nossa Secretaria de Justiça e Direitos Humanos faz um cadastro dos imigrantes. Nós distribuímos as informações em todo o Brasil, na tentativa de que eles possam conseguir um emprego”, afirmou Perpétua.

A emigração é um fenômeno que está integrado ao dia a dia do haitiano. Os emigrantes contribuem por ano com cerca de 1,6 bilhão de dólares para a economia do país. Além disso, 80% dos haitianos mais qualificados saem em busca de oportunidade em outros países.

Reportagem - Noéli Nobre, enviada especial ao Haiti
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.