Frente parlamentar quer dividir royalties da União entre saúde e educação
06/11/2012 - 13:53
O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), disse que a frente é “totalmente contra” a distribuição de 100% dos recursos do royalties do petróleo para a educação.
Perondi afirmou que vai propor, em Plenário, uma emenda para dividir os royalties da União meio a meio entre saúde e educação.“Em novembro do ano passado aprovamos a regulamentação da Emenda 29 sem os 10% para a saúde porque o governo dizia que não havia recursos. Agora tem a fonte dos recursos, que são os royalties”, disse Perondi.
“É preciso que se destine recursos para a educação, que é a luz de tudo”, acrescentou o deputado. “Mas vamos buscar o equilíbrio e destinar metade dos recursos também para a saúde, que carece de mais recursos, como aponta pesquisa trimestral da Confederação Nacional da Indústria (CNI)”.
Os deputados Osmar Terra (PMDB-RS) e Onofre Santo Agostini (PSD-SC) também defenderam a distribuição de metade das receitas dos royalties da União para a saúde. “A Emenda 29 garantiu um aumento dos recursos destinados por estado e municípios para a saúde, mas não aumentou os repasses do governo federal”, disse Terra, alertando para a falta de profissionais e de recursos no setor.
Matéria atualizada às 14h14.
Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger