Cidades e transportes

Deputado defende maior profissionalismo na gestão pública municipal

10/10/2012 - 18:04  

Gustavo Lima
Dep. Luiz Pitiman (PMDB/DF)
Pitiman: "O cidadão precisa e quer um atendimento de resultados".

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Fortalecimento da Gestão Pública, deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), defendeu nesta quarta-feira (10) a contratação de gestores públicos de carreira pelas prefeituras e pelas câmaras municipais. Segundo o parlamentar, esses profissionais garantirão a continuidade dos projetos de longo prazo nos municípios, independentemente do prefeito que estiver governando.

“É fundamental investirmos na profissionalização do gestor público, para que ele não se sinta inseguro com a mudança de prefeito ou de presidente da Câmara nem seja demitido ou perseguido por uma situação política”, disse Pitiman, durante evento em Brasília que reuniu secretários de Planejamento e Administração de todo o País.

Eficiência
Luiz Pitiman afirmou que as experiências de sucesso na administração federal devem ser implantadas nos estados e municípios, de modo que a eficiência administrativa e a otimização da máquina pública sejam alcançadas por todas as esferas de governo.

"O cidadão, que paga seus impostos, precisa e quer um atendimento de resultados. É impossível ele ter uma carga tributária tão bem cobrada e, ao mesmo tempo, ter uma saúde com dificuldade, ter uma educação, uma segurança e um transporte muito precários."

O deputado disse que é preciso tirar o Congresso de um “papel omisso” em relação ao tema. Segundo Pitiman, a frente parlamentar pretende iniciar um debate nacional que incentive a aprovação de novos marcos regulatórios para ajudar o Estado a oferecer um serviço público eficiente aos cidadãos.

O debate desta quarta-feira fez parte da 87a edição do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.