Agropecuária

Projeto estabelece renegociação de dívidas de cacauicultores

17/09/2012 - 12:52  

Félix Mendonça fala sobre sua proposta em entrevista à TV Câmara.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3759/12, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que estabelece renegociação de dívidas de crédito rural para cacauicultores. A proposta estende o prazo de pagamento para até 30 anos, com carência de 6 anos, e fixa em 3% ao ano a taxa efetiva de juros que incidirá sobre o estoque de dívidas dos cacauicultores.

O projeto vale para dívidas de créditos rurais de investimento ou custeio agrícola contratados ou renegociados até 31 de dezembro de 2011. A Lei 11.775/08, que também trata da renegociação de dívidas, estabelecia 30 de junho de 2011 como prazo final para os financiamentos.

Pelo projeto, o Conselho Monetário Nacional estabelecerá prazo mínimo de 180 dias após a publicação da lei para ser feita a renegociação.

Segundo o autor da proposta, as condições de renegociação são suficientes para o setor superar as dificuldades de mais de 25 anos, geradas pelo aumento da competição do mercado internacional e pela praga vassoura-de-bruxa. “O prazo permitirá que se espere com mais paciência os avanços da ciência no sentido de obter solução definitiva para a vassoura-de-bruxa”, afirmou Mendonça Júnior.

Os produtores rurais que tiverem desviado os recursos do financiamento ou forem caracterizados como depositários infiéis não poderão participar da renegociação das dívidas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo  e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta