Política e Administração Pública

Givaldo Carimbão é o novo líder do PSB na Câmara

04/07/2012 - 18:18  

Arquivo/ Leonardo Prado
Givaldo Carimbão
Carimbão quer que governo acelere negociação com professores em greve.

A bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara tem novo líder. O deputado Givaldo Carimbão (AL) assumiu oficialmente, nesta quarta-feira (4), a liderança no lugar da deputada Sandra Rosado (RN), que, desde outubro de 2011, estava à frente do grupo na Casa.

Em seu primeiro discurso no Plenário como líder, Carimbão reiterou o apoio da legenda ao governo da presidente Dilma Rousseff. “Estamos prontos para dar suporte ao projeto da presidente Dilma, que é nosso”, declarou.

O deputado, por outro lado, cobrou do Executivo uma negociação com os sindicatos de professores e funcionários de universidades e centros tecnológicos, em greve há várias semanas. "Desde 2011, foi entregue uma pauta ao Ministério do Planejamento e, até hoje, nenhuma decisão foi tomada pelo governo federal. São mais de 90 dias de greve. As entidades de classe lamentavelmente não têm ainda uma resposta para esses funcionários tão importantes para o Brasil", afirmou.

Combate às drogas
Comerciante e empresário do ramo gráfico, Carimbão foi três vezes vereador em Maceió e, desde 1999, exerce sucessivos mandatos de deputado federal por Alagoas.

Carimbão tem experiência na luta pelo combate às drogas no País, principal bandeira de atuação do parlamentar na Câmara, e defende o investimento em ações que aliem baixo custo a resultados eficientes no tratamento de dependentes.

O parlamentar participou da criação e presidiu a Frente Parlamentar Antidrogas. Em 2011, foi relator da Comissão Especial de Combate às Drogas e apresentou proposta com base em eixos como prevenção; acolhimento e tratamento; e reinserção social. No início deste ano, o deputado assumiu a relatoria da Comissão Especial destinada a analisar proposta que trata do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas.

* Matéria atualizada em 05/07.

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.