Educação, cultura e esportes

Exposição "Retratos da Brasilidade" mostra Candido Portinari e Vitor Meireles

Pela primeira vez estará em Brasília a tela "Primeira Missa no Brasil", pintada em 1861.

03/07/2012 - 20:50  

Assista ao programa Panorama, que dá detalhes sobre a exposição.

A Câmara dos Deputados expõe, a partir desta terça-feira, algumas das telas que melhor representam a construção da nacionalidade brasileira. Pela primeira vez estará em Brasília a tela "Primeira Missa no Brasil", pintada em 1861 por Vitor Meireles, que representa a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

O quadro é uma das referências nacionais quando se trata do início da colonização brasileira pelos portugueses. Reproduzida desde a sua realização, a obra se tornou ícone da história nacional, figurando em livros didáticos, cédulas de dinheiro e selos.

O quadro pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e só saiu de lá duas vezes para ser exposto na Bélgica e para uma mostra no sul do País. Vitor Meireles de Lima o pintou em óleo sobre tela em Paris, durante viagem de estudos à Europa, entre 1853 e 1861, como bolsista da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, da qual depois seria professor de pintura histórica.

Portinari
Também será exposta a coleção "Cenas Brasileiras", formada por 12 obras de Candido Portinari (1903-1962), entre elas "Descobrimento do Brasil". A série forma um dos mais homogêneos conjuntos de trabalhos de Portinari.

A temática abordada se relaciona à história e à vida brasileira, e a linguagem plástica utilizada demonstra o espírito inovador e experimentalista do pintor. Portinari é um dos artistas plásticos brasileiros mais reconhecidos no exterior, com obras exibidas e premiadas em vários países. Foi um dos maiores representantes do modernismo brasileiro. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, marco da transformação que renovou nossa cultura.

A mostra é promovida pela Câmara dos Deputados, juntamente com o Banco Central do Brasil e o Ministério da Cultura.

Organizada pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara, a mostra ficará aberta ao público no Salão Negro do Congresso, todos os dias, das 9h às 17h, até o dia 16 de setembro, com entrada franca.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre