Política e Administração Pública

Estrutura da Rio+20 garante participação de pessoas com necessidades especiais

18/06/2012 - 12:24  

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) aprovou a infraestrutura de acessibilidade do Rio Centro, local onde acontecem as reuniões de cúpula e principais discussões da Rio+20. Após participar, neste domingo (17), de um fórum sobre tecnologia e acessibilidade no Parque dos Atletas, a parlamentar, que é cadeirante, fez um tour pelos pavilhões onde ocorrem as negociações e eventos paralelos à Rio +20. “Na sala onde os chefes de estado vão se encontrar tem um equipamento em que o deficiente visual aperta um botão e tem audiodescrição do que está acontecendo, tem língua de sinais, tem acesso físico adequado. Fiquei muito feliz com o que eu vi”, elogiou a deputada.

Mara Gabrilli acredita que lugares como esse são ideais para se falar de acessibilidade, pois o assunto interessa a todos que pretendem um dia envelhecer com qualidade e com direitos plenos. “É muito difícil falar de sustentabilidade sem falar de acessibilidade. Como é que você vai falar em sustentabilidade se não levar em consideração a questão humana e social. Hoje, com 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, como ter um País sustentável se essas pessoas não tiverem acesso à educação, por exemplo.”

As surpresas não ficaram apenas na estrutura do evento. Ao pedir uma van acessível, a deputada Mara Gabrilli encontrou um motorista cadeirante. “Quando eu fui entrar no carro, o motorista me pediu desculpas por não descer para me ajudar e explicou que também era cadeirante. Eu nunca tinha andado num carro com motorista cadeirante”, comemorou Mara Gabrilli.

Carlos Alberto da Silva é o primeiro cadeirante a ter uma carteira de motorista tipo D, que permite condução de passageiros. “Os passageiros se sentem surpresos”, afirma Silva.

Reportagem – Verônica Lima, enviada especial ao Rio de Janeiro
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.