Política e Administração Pública

CCJ aprova "ficha limpa" para ministros e secretários-executivos

12/06/2012 - 18:36  

Arquivo/Brizza Cavalcante
Fabio Trad
Trad defendeu a constitucionalidade da proposta.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (12) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/11, do deputado Sandro Alex (PPS-PR), que proíbe a nomeação de pessoas consideradas inelegíveis pela Justiça Eleitoral para os cargos de ministro de Estado (ou equiparado) e de secretário-executivo de órgãos da administração direta.

O autor da PEC lembra que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) impediu a candidatura a cargos eletivos de pessoas que tenham sido condenadas por decisões judiciais definitivas, bem como a de pessoas que renunciaram a mandatos para escapar de processos de cassação.

Na justificativa da proposta, Sandro Alex afirma que, hoje, existe um paradoxo no ordenamento jurídico, uma vez que essas pessoas não podem se candidatar, mas podem ser ministros de Estado e diretores de estatais, por exemplo.

Segundo a PEC, a mesma proibição se aplicará às nomeações para funções de confiança ou cargos em comissão. A medida se estende ainda a cargos e empregos de livre nomeação nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Em todos os casos, a restrição perdura durante o prazo da inelegibilidade.

O relator na CCJ, deputado Fabio Trad (PMDB-MS), defendeu a constitucionalidade da proposta.

Tramitação
A PEC será analisada ainda por uma comissão especial e, depois, votada no Plenário em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Jaciene Alves
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 11/2011

Íntegra da proposta