Educação, cultura e esportes

PNE: parecer prevê R$ 20 bilhões para alfabetização em 10 anos

30/05/2012 - 16:56  

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), incluiu no texto a previsão de que serão destinados R$ 20 bilhões para a alfabetização nos próximos dez anos. “Pela proposta encaminhada pelo governo, não havia destinação de recursos, porque, segundo o governo, não há falta de dinheiro para a alfabetização”, explicou.

A declaração, dada durante reunião da comissão especial que analisa o projeto do PNE, provocou protesto de profissionais da educação presentes à reunião, que dizem não ser essa a realidade da educação no Brasil.

O relator afirmou ainda que o País tem hoje 28 milhões de analfabetos funcionais - aqueles que sabem ler, mas não compreendem o que leem. Ele ressaltou ainda que o analfabetismo está concentrado nas Regiões Norte e Nordeste

Polêmica
O relator retomou hoje a leitura do novo parecer – uma complementação de voto - do PNE, que começou ontem. O projeto define as diretrizes para a educação brasileira para o período 2011-2020.

Antes mesmo de começar a leitura, houve uma discussão sobre um dos pontos mais polêmicos do texto, que é o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) que será destinado à educação. Pelo relatório, o percentual será de 7,5%, mas muitos defendem que seja ampliado para 10%.

Estão presentes secretários de educação de algumas cidades do País, profissionais da área e pessoas surdas ou com deficiência auditiva, que defendem a inclusão, no PNE, da escola bilíngue para surdos. A reunião é traduzida por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A reunião ocorre no Plenário 12.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.