GT quer mudança de índice de reajuste para reduzir dívida dos estados
23/05/2012 - 15:57
O grupo de trabalho criado para discutir a dívida dos estados com a União se reúne neste momento para discutir as propostas para o relatório final. Há uma corrente majoritária no grupo que defende a redução dos índices de correção das dívidas.
Atualmente os contratos entre estados e União são reajustados pelo IGP-DI, que entre 1997 e 2011 acumulou alta de 247%. A proposta é os contratos sejam reajustados pelo IPCA - que no mesmo período subiu 149,7%.
Outra parte dos parlamentares quer uma auditoria das dívidas dos estados e até o cancelamento dessas dívidas. Ideias defendidas pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP), que, neste momento, apresenta suas propostas para reduzir a dívida dos Estados.
O coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), se reúne daqui há pouco com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ouvir a proposta do governo. Ele disse que o relatório deve ser votado na semana que vem. “Na próxima quarta-feira vamos votar o texto, que depois será encaminhado ao Colégio de Líderes”.
A reunião ocorre no Plenário 8.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Jaciene Alves
Edição - Daniella Cronemberger