Comissões discutem a aplicação do IDH no Brasil
23/05/2012 - 14:09
As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio vão realizar audiência pública para debater a aplicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil.
O índice, adotado pela Organização das Nações Unidas em 1990, tem servido até então de parâmetro para medir a qualidade de vida e o desenvolvimento de uma comunidade, seja uma cidade ou um país. O IDH usa como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC). Ela afirma inúmeros estudiosos questionam a aplicação do IDH porque ele não engloba critérios que possam apontar para a qualidade de vida, realização pessoal ou coletiva e até mesmo a felicidade pessoal, inclusão social e participação dos processos decisórios.
Serão convidados para o debate, representantes:
- do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada;
- da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República;
- do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento;
- da Fundação Getúlio Vargas;
- do Banco Nacional de Desenvolvimento Social;
- da Organização das Nações Unidas (ONU); e
- o estudioso acriano Antônio Alves. (O IDH do Acre é 0,751. Em comparação com outros estados brasileiros o Acre ocupa o 17º lugar, segundo dados de 2005.)
Da Redação/ND