Para CBF, Brasil deve aproveitar Copa para melhorar campeonatos locais
16/05/2012 - 18:23
O diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgilio Elisio, disse há pouco que o Brasil deveria aproveitar o que chamou de "efeito Copa" para melhorar as competições de futebol, a gestão dos campeonatos e a infraestrutura dos quase 700 estádios que existem em todo o País.
"A Copa é toda embasada em profissionalismo. Que isso se reflita na organização dos campeonatos e jogos de futebol aqui no Brasil", declarou. "Fazemos muita coisa boa, mas ainda temos muito o que aprender", complementou.
De acordo com o dirigente da CBF, as partidas realizadas no País poderiam ser mais bem planejadas. "Há jogos que oferecem mais riscos; outros, menos. Ainda assim, é necessário que sempre exista um plano de ação que leve em conta a segurança, o transporte e a logística para a competição", afirmou.
Segundo ele, os jogos precisam ser vistos como considerados eventos e os torcedores, clientes. "Os estádios, inclusive os do interior, deveriam ter a mais completa higiene nos banheiros, nas lanchonetes, nas comidas oferecidas", citou, ao reforçar a necessidade de melhorar o conforto nas arenas.
Virgilio Elisio informou que 75% dos estádios do País têm capacidade para até 10 mil torcedores e apenas 8,3% comportam de 15 mil a 20 mil pessoas. "Linhas de financiamento, por exemplo, do BNDES, poderiam ser pensadas para melhorar a infraestrutura dos pequenos estádios", sugeriu.
O representante da CBF participa, neste momento, do seminário “Brasil Pós-Copa 2014: Legado e Gestão dos Estádios”, promovido pela Comissão de Turismo e Desporto. O seminário ocorre no auditório Nereu Ramos.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira