Agropecuária

Ministros virão à Câmara para falar sobre medidas de combate à seca no Sul

11/04/2012 - 17:01  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (11) o pedido de convite a quatro ministros para discutir as medidas tomadas pelo governo sobre as consequências da estiagem na Região Sul no início do ano.

Serão convidados para o debate na Câmara os ministros:
- da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho;
- da Fazenda, Guido Mantega;
- do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e
- da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Ainda não foi definida data para a audiência pública.

A proposta de convite foi feita pelo deputado Celso Maldaner (PMDB-SC). “Pela gravidade da situação no Sul, requeremos a audiência pública para debater a estiagem na região e as medidas que vêm sendo adotadas”, reiterou.

De acordo com dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepag), citados pelo parlamentar, os prejuízos causados pela estiagem à agricultura catarinense alcançaram R$ 578,3 milhões desde o último verão.

Ainda conforme o Cepag, cerca de 70% dos municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência devido à seca do início de 2012. O deputado informou também que a estiagem diminuiu a produção de soja do Paraná de 54 sacas por hectare (média registrada em 2011) para 45 sacas por hectare (estimativa para este ano).

* Matéria atualizada em 12 de abril.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.